Estudos, pesquisas, opiniões.
Projeto elaborado com o uso de inteligência artificial e códigos em Python.
A MISÉRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
Analisamos como segmentos das Ciências Sociais produzem ideologias para exaltar o Aparato Petista, ocultando realidades sociais e contribuindo, corolariamente, para a continuidade dos privilégios das oligarquias que representam e sem equacionarem e proporem a superação de nossos graves problemas estruturais. Como exemplo, examinamos papers que dogmatizam o impeachment de Dilma como "golpe", revelando como a academia pode servir aos interesses político-partidários, tornando-se mero aparelho de dominação ideológica.
A Miséria das Ciências Sociais
Significativos segmentos das Ciências Sociais brasileiras têm se configurado como instrumentos de produção ideológica, voltados à exaltação do Aparato Petista e à construção de léxicos metafísicos que pretendem ocultar elementos da realidade social, funcionando como um mecanismo de dominação e manipulação da sociedade.
Para começar a análise deste fenômeno, criamos o relatório de papers acadêmicos, eivados de mais discursos dogmático-político-ideológicos que de Cîencia, que caracterizam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como um processo de natureza golpista. Tais papers revelam como a interpretação dos acontecimentos políticos é mediada por interesses específicos, refletindo não apenas posicionamentos político-ideológico-partidários, mas também estratégias de manutenção e reprodução do poder político.
Essa abordagem evidencia a necessidade de compreender o Aparato Petista não apenas como um conjunto de atores e instituições, mas como uma rede ideológica capaz de moldar percepções, consolidar hegemonia e orientar comportamentos sociais, influenciando diretamente a interpretação de eventos políticos cruciais, à busca da hegemonia total (intelectual, social, cultural, política, simbólica), submetendo a Sociedade e o Estado aos interesses particularíssimos das oligarquias patrimonialistas.